Erika Hilton
Primeira Deputada Federal negra e trans eleita na história do Brasil com 256.903 votos, Erika Hilton é uma das mais importantes vozes na política brasileira na defesa dos Direitos Humanos e minorias.
Nomeada por 2 vezes pela Revista TIME como uma das 100 lideranças da nova geração, em 2021 e em 2023, Erika integra atualmente, a lista das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela Revista Forbes Brasil, e, uma das cinco ativistas globais premiadas pela luta na defesa da comunidade LGBTQIAPN+ pelo MTV European Music Awards.
Em sua trajetória política foi presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo em 2021 e 2022, durante seu mandato de vereadora da cidade de São Paulo e autora da Lei que criou o Fundo Municipal de Combate à fome e presidiu a primeira CPI que investigou origens e causas das violências contra pessoas trans e travestis.
Atualmente, é presidenta da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania e Direitos LGBTI+ do Congresso Nacional e vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. Além disso, foi membra titular da Comissão que investigou os atentados golpistas de 8 de Janeiro de 2023 no Brasil.